Um sonho chamado México

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Desde que me entendo por gente vejo imagens alucinantes do México, mais precisamente da praia de Zicatela na pequena cidade de Puerto Escondido =] Já havia enchido a imaginação com altas imagens como de uma antiga edição da revista style com vários brazucas em Puerto, além de muitos filmes e histórias iradas de quem já aprontou muito por lá como as de alguns personagens tais como André Lucio, Marcus Prado,Vitor Dubois, Bruno Pão dentre outros. Quando eu soube que seis amigos conterrâneos iam nesta barca pro Mex. nem cogitei e já marquei minhas férias para data marcada. Desembarquei em Puerto e me senti em casa com o clima, simplicidade e hospitalidade das pessoas, Logo encontrei os amigos de longa data Zumar, Tata, Testa, Dadau, J.V e Dinir e fui correndo ver o mar que tinha uns 8 pés de onda fechando e mexido, o melhor era descansar da longa viagem e se preparar para o outro dia.
Acordamos na aurora antes dos primeiros raios de sol e o tamanho do mar não havia mudado. O terral soprava fortíssimo e tinha altas ondas mas com um período muito grande entre as séries. Era o momento da concretização do sonho, olhei tudo pausadamente, respirei bem fundo e pisei firme na terra para me sintonizar com a frequência do lugar. A onda é bem pesada com uma massa d´agua muito volumosa que vem das águas profundas daquela região. O pico se divide em quatro : uma direitinha mais fraca no inicio da praia, depois um pico de triângulo pra direita absurdo ao lado do salva vidas, um pouco ao lado tem uma esquerda alucinante chamada de mexpipe e ainda outra fechadeira mais no final que eles o apelidam de farbar. Pra gente o mexpipe e o farbar eram um pico só que apelidamos de Casarão em homenagem a uma esquerda que quebra mais no outside nos dias de swell´s na Praia do Futuro - CE. O crowd era ameno de locais porém tinha maior galera de fora que, assim como nós, estavam com sede de ondas acrescentando ainda mais salsa nesse feeling de respeito. Pegamos altos tubos mas logo surgiu a primeira bad da trip, os locais não queriam deixar a gente fazer imagens na praia e como éramos um grupo, eles avistaram a oportunidade de fazer uns pe$os impondo que só os próprios poderiam filmar ou fotografar na praia. Isso não era novidade pra nós que já sabíamos de todo este bairrismo e também do caminho para amansar as feras...Propina! Assim firmamos um acordo com o fotógrafo gordinho mal amado e pagamos adiantado pelas fotos e assim já podíamos filmar. Feito isso, algumas coronas para suavizar e conversar sobre coisas boas daquele lugar foram nossa distração pois, as condições do mar só melhoravam ao decorrer dos dias e não tardou a chegar as bombas do swell previsto que já tínhamos mirado desde o Brasil. Neste dia, depois de vararmos juntos a arrebentação, Tainan e eu chegamos ao outside do casarão ilesos, porém do nada surgiram três bombas lá fora e remamos muito na luta pela sobrevivência e lembro-me que na remada olhei pra arrebentação e vi o amigo P.O mal posicionado na situação. Quando passei a primeira série notei que ele já estava atrasado pra segunda que explodiu literalmente na sua cabeça. Não dá pra saber bem o tamanho daqueles monstros, mas a certeza que tenho é que menos de 10 pés não eram!!Depois de visualizar a caveira mexicana ( simboliza a vida e afasta os maus espíritos ) debaixo d´agua  e vomitar algumas vezes na praia, o amigo sobreviveu ao trauma e aprendeu que quando passa de 3 metros o melhor é abandonar a prancha e mergulhar. Tenho certeza que ele ficou mais forte para as próximas bombas, como o mesmo disse: " Nasci de novo, me sinto renovado"!!Pegamos algumas bombas neste dia, mas as melhores eram sempre dos locais que com suas ganzeras entravam mais facilmente nas ondas. Ficar embaixo do pico para agarrar as ondas tinha seu preço, e era bem caro. Quem estava com muita disposição neste dia era o Dadau, que não se intimidou e foi para banzai com os locais e foi presenteado com uma bomba linda. Depois deste dia intenso tudo parecia mais fácil dentro d´água, mas não se engane que mesmo nos dias menores, a série vinha com um tamanho desproporcional com o que estava o mar, No outro dia fomos até Punta Colorada e ficamos bem mais a vontade. Ondas perto da areia, buraco e triangular são combinações perfeitas para o boogie. Tata pois em prática toda perícia nos tubões sempre saindo de manobra voadora. Zumar vinha arremessando Ars estrelinha caindo de frente. L.Sergio estava em pura sintonia com o pico e surpreendeu com tubos e manobras fortes sempre na parte crítica. J.V se soltava cada vez mais e focou nas direitas que eram mais curtas porém mais power. Dinir estava com a base sólida e um faro apurado para os tubos adquirido na cão gentil , surfou muito mas era o chato que estava sempre fazendo a boia em todos. Só depois de tanto a gente retrucar, e os locais também, adestramos o adestrador! Enquanto quebrávamos nas manobras, o pupilo Zion desbravava a praia deserta e o mangue dos crocodilos =). A nossa relação com o fotógrafo cambiava a cada hora. Por vezes ele era um amigo que incentivava e nos apresentava lugares alucinantes, mas de repente o nhonho focava nos nossos pesos seja para o almoço, para a gasolina ou até para dormir suado em nossas lindas e cheirosas camas. Fomos nos acostumando com este encosto necessário e no final acabamos satisfeitos com o resultado.

Além destas praias, fomos a La punta que fica no canto esquerdo de Zicatela e me pareceu uma onda bem divertida, mas os fuckers surfers não deixavam passar uma série sequer, ''hombres hambrientos'' . É um pico definitivamente de Surf! Fomos a Barra de la Cruz, El Morron e mais alguns picos secretos que só funcionam quando o mar está gigante, o que não era o caso do dia. Fizemos um turismo irado pela linda cidade de Huatulco com direito a tacos super apimentados inesquecíveis !!
Os dias passaram tão rápidos que nem uma estrela cadente incandescente. O desejo não é segredo, é que voltemos para este lugar mágico para podermos viver este grande sonho de novo e agora com todo o upgrade adquirido pelo o que é conhecido como o beachbreak mais pesado deste globo!!Gracias Mexico, és inolvidable.

***Agradecimentos a toda equipe Pau na Karen, ao hotel zicatela bungalows e todos os seus funcionários, as pomadas mágicas do Dinir que salvaram a raça das contusões, ao Big Z, as coronas, ao espaguete zicatela e aos suferes Brazucas pelas dicas***
Fotos : Daniel Flash - Dinir - Miguel Diaz - Zumar!!

JV nas direitas.

Tata Esfolando.

Zion train is coming our way